Percorra dados inesperados

Português é a língua oficial de nove países

Mais de 236 milhões de pessoas em todo o mundo falam português. O português é o idioma oficial de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Príncipe, São Tomé e Guiné Equatorial. O português também é falado em Goa (Índia), Macau e Timor Leste.

Portugal é o país mais antigo da Europa

Portugal tem as mesmas fronteiras definidas desde 1139, tornando-o o estado-nação mais antigo da Europa. Afonso Henriques foi proclamado o primeiro rei de Portugal em 1139, e o país permaneceu um reino por quase 800 anos depois, até uma bem-sucedida revolução de 1910 pelo Partido Republicano Português.

A livraria mais antiga do mundo fica na capital de Portugal

A livraria Bertrand, foi fundada em 1732 e está localizada em Lisboa, capital de Portugal. Isso a torna a mais antiga livraria ainda em operação do mundo. A Livraria Morávia, a próxima mais antiga, foi inaugurada na Pensilvânia em 1745.

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo

Portugal produz 70% das exportações mundiais de cortiça. Isso faz sentido, pois o país também possui a maior floresta de cortiça do mundo. Os principais importadores de cortiça portuguesa são a Alemanha, o Reino Unido e os EUA.

Uma das universidades mais antigas da Europa é em Portugal

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, tornando-a uma das universidades mais antigas do continente europeu. A escola agora tem mais de 20.000 alunos e foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Foi fundada pelo rei Dinis, um monarca lembrado pelas suas contribuições aos legados literários e agrícolas de Portugal.

Portugal tem a segunda maior ponte da Europa

A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, tem 12,3 quilômetros de comprimento. Foi a mais longa da Europa por cerca de 20 anos, até a Ponte da Crimeia ser aberta na Rússia em 2018.

Portugal e Inglaterra têm a mais antiga aliança diplomática do mundo

A Aliança Anglo-Portuguesa foi assinada em 1373 e ainda está em vigor até hoje. Ambos os países entraram em guerras para defender o outro. Exemplos notáveis incluem o Reino Unido entrando na Guerra Peninsular Ibérica e Portugal entrando na Primeira Guerra Mundial.

Portugal é um dos melhores spots de surf do mundo

Portugal tem um litoral que mede 497 milhas (800 quilômetros) e é conhecido por ter 364 dias de surf por ano. Isso o torna um destino popular para surfistas e banhistas de todo o mundo.

A música portuguesa de fado é um património cultural imaterial

O fado (destino em português) é um género de música que teve origem na cidade de Lisboa algum tempo antes de 1820. O fado é um estilo de música folclórica triste e comovente, tipicamente cantado por pessoas comuns e transmitido oralmente por gerações. O género musical foi adicionado à lista do Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo em 2011 pela UNESCO.

Portugal foi a primeira potência colonial a abolir a escravidão

Apesar de estar fortemente envolvido no comércio atlântico de escravos, Portugal aboliu a escravidão em 1761 - meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou Estados Unidos.

O Molho Piri Piri foi inventado pelos portugueses

O Piri Piri, também conhecido como pimentão de olho de pássaro africano, é cultivado em muitos países africanos, incluindo Nigéria, Zâmbia e Moçambique. No entanto, alguns fatos culinários importantes de Portugal observam que foram os portugueses que inventaram o famoso molho Piri Piri, depois de descobrir o ingrediente durante o período colonial. Os ingredientes do molho incluem os próprios pimentões, além de alho, cebola, sumo de limão, pimentão e muito mais. Hoje em dia, o frango Piri Piri é um prato português muito popular e delicioso.

Comida portuguesa

A cozinha portuguesa é bastante simples, mas deliciosa, e o país chamou a atenção mundial com seus ingredientes frescos, toques mediterrâneos e combinações reconfortantes. No Algarve, não deixe deixe de experimentar o frango assado, também conhecido como frango piri-piri, peixe grelhado (especialmente sardinha), ou uma das muitas receitas de bacalhau (bacalhau salgado).

Castelos e catedrais

Como todo Portugal, o Algarve está repleto de belas ruínas do castelo, museus e catedrais deslumbrantes. Alguns dos mais populares incluem o Castelo avermelhado de Silves e a Catedral da Sé em Faro. Silves, em geral, é uma cidade encantadora com muitos marcos históricos que os visitantes podem explorar ao longo de um dia.

Raízes profundas na tradição e cultura

Parte do fascínio de viajar é viver uma cultura diferente e única, e o Algarve se mantém forte. Dicas sobre o passado marítimo e a influência de Portugal durante a Era dos Descobrimentos ainda são visíveis de várias formas, desde fortificações a museus e mercados pesqueiros de longa data. Edifícios medievais e até algumas casas ainda refletem estilos introduzidos pelos mouros séculos atrás. O Algarve também é uma excelente localização, onde os turistas podem saborear a cultura na forma de cozinha tradicional e licor, como o medronho.

Agora que conhece alguns fatos sobre Portugal, por que não visitar para confirmar estas afirmações pessoalmente …?

VEJA OS NOSSOS TOURS